sexta-feira

Numa cidade

A Covilhã é uma cidade no centro de Portugal. Fica perto da Serra da Estrela e tem um clima muito agradável. Aqui há uma universidade, que se chama Universidade da Beira Interior. E nós somos os estudantes dela. Agora aprendemos português no Curso Intensivo de Língua Erasmus. Durante este curso temos muitas viagens às vilas ao pé da Covilhã.



A nossa primeira viagem foi a Belmonte. É uma vila pequena, onde Pedro Álvares Cabral nasceu. Ele descobriu um país grande, o Brasil. Visitamos ali o castelo e a igreja. Depois vamos a Sortelha, uma aldeia muito pequena, mas bonita. Há o outro castelo, onde nós passeamos, tiramos fotografias e apreciamos a paisagem mesmo muito linda. A nossa melhor viagem é à Serra da Estrela. Lá está a nevar e frio. Subimos as montanhas, tiramos mais fotografias e ficamos frios. Depois vamos ao vale e vemos uma cascata e um viveiro de peixes. A nossa última viagem foi a Castelo Novo. Muitos estudantes não vão connosco, por isso a nossa professora pode comprar-nos um galão. O tempo está bom e divertimo-nos.
No nosso tempo livre gostamos de tomar cafés e de comer os bolos também. Todos os dias estudamos português e praticamos, praticamos e praticamos... À tarde nós aprendemos, comemos e fazemos trabalhos para casa juntos. Quando a noite vem, vamos à cidade ao Artbarô ou ao Jardim e bebemos cervejas e outras bebidas. Depois nós vamos dançar à Academia ou ao Chemistry. Quando a festa acaba, vamos à padaria e compramos uns bolos ou umas merendas frescas e quentes. De manhã vimos para a residência e deitamo-nos.



No fim-de-semana passado fomos com o nosso amigo espanhol à Espanha, a Salamanca, por dois dias. Alugámos um apartamento no centro da cidade. É muito espaçoso e está limpo. No primeiro dia o tempo está bom, mas mais frio do que na Covilhã. Visitamos a universidade e a catedral, comemos as comidas típicas espanholas e experimentamos a cerveja má. À noite queremos ir à cidade, mas estamos cansados e ficamos na casa. No segundo dia está muito frio e a nevar. Mas visitamos a parede com o sapo famoso. Depois almoçamos no restaurante também famoso. Chama-se Erasmus e falamos lá com a empregada em português e ela compreende-nos. À tarde vamos ao supermercado e compramos algumas coisas mais baratas do que em Portugal. Quando chegamos à Covilhã, preparamo-nos para a festa com as máscaras.

Esperamos novos dias.
Marta Jakowczyk 
Ewa Profaska 
Karol Varga

Sem comentários:

Enviar um comentário