terça-feira

Aprender português na Covilhã

Tudo começou há quatro semanas quando viemos para Portugal, para a Covilhã. Foi dia 24 de Janeiro de 2010. Conhecemos muitas pessoas de países diferentes: da Itália, da Finlândia, da Eslováquia, da República Checa, da Turquia, da Polónia e da Alemanha. As aulas de português já começaram no nosso primeiro dia em Portugal, no bar que se chama Jardim Público. Fomos lá com a Débora e o Fred e com outros estudantes do curso intensivo de português. Provámos chá preto, café, cerveja e vinho português.



A primeira semana foi dura porque tivemos as aulas todos os dias e duas actividades. Também a maioria dos estudantes tiveram problemas com o fuso horário. Então foi muito difícil acordar cedo e ir para as aulas. Para além disso, a universidade é mesmo muito longe da residência para subir de manhã. Em todo o caso, gostámos de andar para as aulas porque a nossa professora é tão simpática e ela gosta muito de ensinar. Não só nos ensina a língua como também história, música e cultura portuguesa.

Para experimentar a cultura portuguesa, tivemos de provar tantas coisas portuguesas na Covilhã durante a primeira semana. Por exemplo, almoçámos na cantina, bebemos galão no bar e comemos vários bolos. Também encontrámos um bar pelo qual estivemos apaixonados desde o primeiro momento. Por isso, sempre saímos à noite lá. O bar chama-se Artbarô. Gostamos dele porque o Dj põe música boa e as bebidas são baratas. Muitos estudantes de Erasmus costumam ir lá então podemos conhecer muitas pessoas novas e interessantes. Normalmente praticamos português no bar com os portugueses. Já aprendemos como é o ritmo da vida portuguesa. Os portugueses costumam sair à noite muito tarde e voltar para casa muito cedo de manhã. Também observámos que a maior parte dos portugueses tomam muito café durante o dia. Achamos que isto é a razão porque eles podem sobreviver o dia depois da festa.



Durante este curso intensivo de português, conhecemos pessoas amigáveis e divertidas. Por isso, não somos só colegas do curso, mas amigos. Esperamos ir visitar uns ao outros durante este semestre. É uma boa oportunidade para conhecer outras cidades em Portugal e também outros países. A nossa estadia na Covilhã foi uma grande experiência! Agradecemos muito.

Saša Ciulisová 
Taina Ikola

Sem comentários:

Enviar um comentário